A morte política de José Socrates

O novo pacote de austeridade anunciado pelo Governo na 6ª feira sem aviso ou consulta prévia quer com o Presidente ou os partidos representa um claro sinal do cerco em que Sócrates se deixou enredar.

Na frente externa aceitar fazer medidas a lá FMI (sem FMI) reduz qualquer margem de negociação com o benefício duvidoso de não ser humilhado publicamente. Na frente doméstica o isolamento ficou completo pois a frente nacional anti-intervenção ficou destroçada com o anúncio irreversível dos aumentos de capital na Banca.

Acelera-se, assim, o ciclo político. O que poderíamos pensar pudesse ocorrer com a aprovação do Orçamento para 2012, vai ocorrer nos próximos meses. O centro-direita vai exigir a discussão do PEC 5 na AR, vai com o PCP derrotar o Governo e nessa sequência nascera ou uma moção de confiança ou de rejeição. O governo cairá na pior altura e haverá eleições.

Para além das medidas já aprovadas e a aprovar restará a dimensão da recapitalização do sistema financeiro. Ficaremos nos serviços mínimos nos 8% do TIER I mas, nalguns casos mais expostos aos mercados de grosso, será necessário ir aos 10%. Se ficarmos nos serviços mínimos duvido que a confiança internacional seja restabelecida, continuaremos no que tem sido característico da gestão socrática da crise que é estar sempre behind the curve.

Neste grande imbróglio vai o PS entronizar José Sócrates no Congresso próximo, gastando um fundamental capital político num cadáver político.

Advertisements
Galeria | Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a A morte política de José Socrates

  1. António Cabral Barbosa diz:

    Tendo o comentário sido escrito no dia 14 de Março, pouco mais de uma semana depois só falta mesmo ir aos 10% tudo o resto já aconteceu ou já está agendado..!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s