Quem sabia do esquema Maddof?

A entrevista de Bernard Madoff ao New York Times continua nas suas ondas de choque . O excelente blog de jornalismo independente ProPublica faz algumas perguntas no contexto de uma investigação que tem em curso.

 

Anúncios
Galeria | Esta entrada foi publicada em Documentos com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Quem sabia do esquema Maddof?

  1. Joao Jardine diz:

    João Rendeiro
    Apenas algumas notas que me parecem faltar neste blog sobre o “caso” Madoff, pelo menos nesta fase.
    a) O principal beneficiário do “esquema” Madoff foi o Tesouro Federal dos EUA, o IRS.
    Todos os beneficários pagaram impostos sobre os lucros. Calcula-se que, no total, será entre US$ 18 e 22 bi; uma das “perguntas” está precisamente aqui: o IRS vai devolver?
    b) O segundo beneficiário, ainda que pela via da “externalidade” foi o “clube” dos banqueiros norte americanos. Nenhum dos bancos americanos investiu directamente no esquema. Será porque, enquanto durou, Madoff era o maior depositante individual, creio, do CITI? ( O saldo anual era mais de USD$ 7 bi) mas, ninguêm via os efeitos das suas transações na Bolsa? (Era a conta por onde pagava os juros das aplicações).
    c) O resto do conteúdo do blog não é novidade, saiu um livro bem bom “To good to be true” de Ervin …(?) que é quase definitivo sobre o assunto.
    Permita-me dar-lhe uma opinião sobre a recente entrevista de Madoff.
    Um dos seus filhos suicidou-se há um par de meses. Existem mutias razões mas, o facto de estar a ser perseguido pela justiça e estar iminente que até os seus dois filhos menores poderiam ser acusados, ( e confiscados bens em seu nome no valor de USD$ 100 milhões) seja mais uma razão para o suicídio.
    Madoff sempre defendeu a inocência dos seus, com especial relevo para a mulher, não me espantaria que fosse mais uma jogada para retirar pressão sobre a família. A mulher consegui ficar com +/- USD$ 2.500.000 e não será acusada. Pode estar a ajudar os netos.
    Pickower é um caso estranho e enigmático, inclusive a sua morte. No entanto as explicações podem ser prosaicas.
    Por último, quanto é que Madoff “roubou” USD$ 20 bi, como afirmam uns (descontado o valor do IRS) ou USD$ 100 bi como dizem outros? Tudo depende de quando é que a “operação” começou : dez, quinze anos ou, desde sempre?

    Quanto ao caso sem si, só lhe posso dizer que é uma “borrada”, uma “mtedura e pata” monumental do procurador de NY; só alguém com a mesma capacidade intelectual de alguns dos nossos procuradores de proa (não é difícil “ver” quem podem ser), aceita a solução jurídica que foi encontrada. Para ganhar quinze minutos de fama (com a ajuda de uns bons advogados) e “poupar” uns “cobres” vai, oferecer aos contribuintes norte americanos um pesadelo de mais de dez anos.
    Mas, não mesmo isso que se é a contento de todos???
    Cumprimentos
    JJ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s